Você tem pensamento alargado? O que essa ideia tem a ver com aprender idiomas
- Monica Emmanuelle

- 28 de nov. de 2022
- 2 min de leitura

Terminei esta semana um novo livro, Aprender a viver, de Luc Ferry e foi nesse livro que resgatei um dos principais motivos pelos quais aprendo e ensino línguas estrangeiras: o pensamento alargado.
É Kant que lança por primeira vez a ideia de “pensamento alargado”. Para ele é necessário que o homem se liberte do egocentrismo e se coloque no lugar dos outros, não apenas para conhecê-los melhor, mas também para se conhecer melhor.
E é nesse ponto que Ferry menciona algo que sempre acreditei com relação a aprender uma nova língua. Quando você aprende uma língua estrangeira, é preciso afastar-se de si, o que você entende como o seu mundo, para entrar numa esfera mais universal, onde vive uma outra cultura, outras formas de entender a vida; pensar o que é certo e o que é errado, são apenas um ponto de vista. Consigo sair de um pensamento limitado e avaliar o meu próprio modo de pensar a partir da perspectiva do outro.
E essa foi a principal razão que me motivou a ser professora de espanhol. É, antes de tudo, aprender a cada novo dia algo diferente sobre esse novo mundo, mas também, compartilhar isso com os outros, com meus alunos. E cada vez que via esse brilho nos olhos quando os seus pensamentos eram alargados, algo preenchia em mim, uma satisfação enorme e que me faz seguir nessa profissão todos os dias.

Te convido a conhecer a língua espanhola, caso você nunca tenha estudado. Convido também você que já estuda, a continuar vivendo esse novo mundo, cada dia mais alargando seu pensamento. Tenho certeza de que você não somente terá uma nova visão de mundo, das pessoas que estão em outros países, mas também de você, do mundo a sua volta e entenderá melhor as pessoas que te rodeiam.




Merveilleuse!
Magnífico!