top of page

Apagador de incêndio: você tem esse perfil quando começa a aprender um novo idioma?

  • Foto do escritor: Monica Emmanuelle
    Monica Emmanuelle
  • 10 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Muitas pessoas me procuram para aprender espanhol quando o prazo está curtíssimo, uma demanda urgente que o destino lhe proporcionou como uma prova de mestrado, uma oportunidade de intercâmbio ou uma viagem a trabalho no próximo mês. É um pouco raro aparecer aquele perfil de aluno que quer aprender um novo idioma porque está pensando no seu futuro, ou simplesmente porque gosta.


Isso é comum porque temos a tendência de realizar tarefas que nos dão retorno/prazer a curto prazo, de imediato. É como fazer atividade física para prevenir em um futuro vários tipos de doenças. Não queremos nem pensar nisso, afinal, nem sabemos se vamos estar vivos, não é mesmo? Bom, o problema (na verdade, que bom que continuamos vivendo!) é que cedo ou mais tarde teremos que lidar com as escolhas que fizemos no passado.


No outro post eu comentei sobre as portas que me abriram nos últimos tempos por saber alguns idiomas. Agora, vou relembrar aqui o diferencial que uma língua estrangeira pode trazer para a sua vida:

  • A curto prazo: você conhece novas culturas, desenvolve novas habilidades, melhora a memória e a criatividade, a disciplina e a concentração.

  • A longo prazo: melhora funcionalidades cognitivas (os riscos de ter Alzheimer ou demência diminuem), agrega mais valor no mercado, otimiza a capacidade de resolver problemas, aumenta a possibilidade de comunicação com um maior número de pessoas, no mercado de trabalho ou em alguma viagem a lazer, facilita o aprendizado de um terceiro idioma e por fim, melhora a mobilidade, com a possibilidade de se mover pelo mundo sem a barreira do idioma.

Se você já estava pensando em aprender uma nova língua estrangeira, considere a língua espanhola neste momento! Não perca o foco a longo prazo e disfrute desses benefícios.

 
 
 

Comentarios


bottom of page